postado em 14/12/2010 16:14
A demanda doméstica foi a principal responsável pelo bom desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, de acordo com o Informe Conjuntural da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta terça-feira (14/12). A demanda doméstica fechará o ano com expansão de 7,6%. Outro fator que contribuiu para a taxa de crescimento do produto foi o desempenho dos investimentos. A estimativa da CNI é que os investimentos industriais em 2010 atinjam 19,6% do PIB.Apesar do bom desempenho do PIB, o setor externo ainda será motivo de preocupação. Segundo as expectativas da CNI, é esperado aumento do déficit do saldo em conta-corrente, de US$ 50 bilhões para US$ 70 bilhões em 2011. Segundo o presidente da confederação, Robson Andrade, o governo precisa adotar medidas para conter o avanço das importações.
;Tem que se olhar a entrada de recursos para investimentos que, se forem para agricultura ou mineração, por exemplo, talvez não sejam adequados. É preciso direcionar esses investimentos para produtos que vão competir no mercado internacional. Há também barreiras não tarifárias, técnicas, de políticas antidumping, que podem ser usadas;, afirmou ele.
Andrade disse ainda que alguns setores têm enfrentado grande concorrência externa. ;Temos visto setores, como o automobilístico, onde há um grande investimento em inovação e tecnologia, com quase 30% do mercado nacional sendo suprido por empresas internacionais;.