Economia

No test-drive, conforto e espaço interno são destaque do Fluence

Enviada Especial
postado em 16/12/2010 08:00

A Renault deu uma repaginada no Mégane para lançar o Fluence. As linhas passam a aparência de imponência e robustez, sobretudo nos vincos do capô, com dianteira desenhada por curvas e faróis alongados, enquanto os faróis de neblina, no para-choque, são arredondados. As lanternas traseiras, diferentemente das do Symbol e das do próprio Mégane, invadem a tampa do porta-malas. A suspensão é um pouco mais elevada do que a do Fluence europeu, para se adaptar às estradas brasileiras.

Por dentro, o painel ganhou material emborrachado e rádio em formato diferenciado. As peças cromadas do interior, como a maçaneta, entram em contraste, contudo, com outras claramente feitas de plástico. As portas traseiras também receberam plástico no lugar da borracha que aparece nas dianteiras. Apesar dos deslizes, o acabamento interno é de qualidade.

No rápido test-drive realizado pela imprensa na estrada São Paulo-Jundiaí, o Fluence revelou ser confortável, contando com amplo espaço para os passageiros e com diversos porta-objetos. O motorista ganha regulagem manual de altura do banco, e o passageiro do meio tem cinto de três pontas. O percurso foi feito com a versão Privil;ge, e o câmbio CVT demonstrou garantir trocas suaves de marcha e pouco barulho do motor ; apesar de o conta-giros ter se elevado a quase 6 mil rpm em alguns momentos, fugindo desse padrão. A navegação também funcionou bem para o trecho planejado.


Reposicionamento
O sedã mostrou potencial para competir no mercado, apesar de as ambições da Renault serem altas. Diferentemente do Mégane, que representa 7% do setor, o objetivo é de que o Fluence alcance o índice de 12%, ultrapassando o Vectra e se posicionando no ;top 3; da categoria, destinado a um público que busca quesitos que vão de design e conforto a qualidade e tecnologia. A missão será auxiliada por três anos de garantia (ou 100 mil quilômetros), e a revisão deverá ser feita a cada 10 mil quilômetros, com preço de pacote fechado.

A fabricante prevê encerrar o ano com 4,8% de participação no mercado, somando 150 mil veículos emplacados e mais de 170 mil unidades produzidas, entre veículos de passeio e utilitários, e estima crescimento de 25% no volume de emplacamentos. Em 2011, o Fluence estará à venda em 80 países. Aqui, será comercializado em mais de 170 concessionárias, em sete opções de cor: Branco Glacier, Prata-Étoile, Bege-Poivre, Preto- Nacré, Azul-Crepúsculo, Cinza-Quartz e Vermelho-Fogo.
A jornalista viajou a convite da Renault do Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação