Agência France-Presse
postado em 17/12/2010 10:02
Paris - A agência de classificação financeira Moody;s Investors Service rebaixou nesta sexta-feira em cinco degraus a nota da Irlanda, de "Aa2" a "Baa1", após uma medida similar anunciada pela rival Fitch, em consequência da incerteza que pesa sobre a economia do país.A nota é acompanhada de uma perspectiva negativa, o que significa que a Moody;s não descarta um novo rebaixamento a curto ou médio prazo.
A Moody;s destaca que a decisão foi motivada pelo aumento do custo da ajuda aos bancos irlandeses, que foi revisada para cima há alguns meses, o que disparou o déficit público do país a 32% do PIB este ano.
Além disso, a agência ressalta a crescente incerteza sobre as perspectivas de crescimento da Irlanda, em consequência sobretudo das medidas de austeridade anunciadas por Dublin em troca do plano de resgate da União Europia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A Moody;s também manifesta preocupação com o nível de endividamento do país, consequência da explosão do déficit orçamentário. Prevê um aumento a até 120% do Produto Interno Bruto em 2013, contra 66% no ano passado, antes de uma estabilidade.
"Baa1" constitui a oitava nota na escala da Moody;s, formada por um total de 21, e corresponde aos países que ainda estão em condições de enfrentar suas obrigações de forma adequada.