Economia

Novos contratos de aluguel em São Paulo tem alta de 12,9% em 12 meses

postado em 20/12/2010 12:26
São Paulo ; O valor médio do aluguel de um imóvel de São Paulo cujo contrato foi fechado em novembro está 1,6% maior do que o de um imóvel alugado em outubro. Esse mesmo aluguel também é 12,88% mais alto do que o de um imóvel alugado em novembro do ano passado.

Os dados fazem parte da última Pesquisa Mensal de Locação divulgada nesta segunda-feira (20/12) pela Sindicato da Habitação (Secovi-SP). De acordo com o sindicato, o aumento dos novos contratos de aluguel acumulado no ano é 4,07 pontos percentuais maior do que o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) do período. O IGP-M, que variou 8,81% em 12 meses, é base para reajuste dos aluguéis da maioria dos imóveis do país.

Os imóveis de um quarto foram os que tiveram o aluguel mais valorizado de outubro para novembro: 2,2%. Já o aluguel dos imóveis de dois dormitórios subiu 1,5% e dos de três dormitórios, 0,9%.

Segundo o Secovi-SP, o fiador foi a principal forma de garantia usada por locatários em novembro. O fiador foi usado em 49% dos contratos fechados no mês, contra 31% do depósito caução e 20% do seguro-fiança.

A pesquisa mostrou também que um imóvel vago em São Paulo demora, em média, entre 12 e 31 dias para ser alugado. Um casa é geralmente alugada entre 12 e 29 dias. Já um apartamento demora entre 18 e 38 dias para ser alugado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação