postado em 22/12/2010 13:57
Rio de Janeiro - Um dia antes da greve geral programada pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários, dezenas de trabalhadores realizaram hoje (22/12) uma paralisação que durou três horas e meia no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. Depois da paralisação, que terminou às 7h30, os funcionários fizeram um piquete por duas horas na porta do aeroporto.De acordo com o secretário-geral do sindicato, Marcelo Schmidt, a manifestação foi apenas um ;aquecimento espontâneo; dos trabalhadores para a greve de amanhã (23). Ele confirmou que o ato provocou atrasos e cancelamentos de voos.
;Foi só um aquecimento. É o convite espontâneo do trabalhador porque a gente já tinha se organizado para amanhã, mas dada a proposta indecente de 0,5% de aumento real feita ontem, fomos convocados para realizar uma chamada blitz greve [greve relâmpago] hoje;, explicou.
O sindicalista ressaltou que a possibilidade de acordo é remota, já que, até agora, segundo ele, os trabalhadores não foram procurados e a proposta não agradou. No entanto, Marcelo Schmidt disse que a intenção não é prejudicar os passageiros.
;Para amanhã, esperamos que o sindicato patronal chame a gente para conversar. As assembleias estão sendo feitas e a resposta vai ser dura amanhã. Agora a gente espera que os passageiros cheguem ao seu destino amanhã, já que a ideia não é prejudicá-los. Mas a responsabilidade é das empresas aéreas.;
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 10h de hoje, dos 47 voos programados para sair do Santo Dumont, cinco sofreram atrasos e oitos foram cancelados.