Economia

Em boa forma, Besouro se destaca pelo design, acabamento e potência

Que a nova geração está a caminho, todo mundo sabe. Ainda assim, o New Beetle continua chamando atenção por onde passa. A bordo da versão top, mostramos por que o compacto premium da VW faz tanto sucesso nas ruas

postado em 23/12/2010 08:00
O New Beetle passou por poucas alterações durante esses 11 anos. O painel (acima) conserva os elementos da primeira versão. Por fora, o carisma do Fusca ainda faz parte do designDesign inconfundível, acabamento primoroso e potência de sobra são as principais características do New Beetle da Volkswagen. Desenvolvido na mesma plataforma do Golf, o veículo vem equipado com motor 2.0 de 116cv a 5,4 mil rpm e torque máximo de 16,5kgfm a 3,2 mil rpm. Ele desembarcou no Brasil em 1999 (já como modelo 2000) e, com o Mini Cooper, o Fiat 500 e o Smart, entre outros, é considerado um carro de nicho (também conhecido como carro de imagem). O sucessor do Fusca inaugurou no país o segmento dos compactos premium. Em 2006, foi reestilizado e, em seguida, ganhou um reposicionamento de preços, para ficar mais competitivo. Hoje, de acordo com a Fenabrave, o Besouro continua à frente do maior concorrente, o Cinquecento. No acumulado, foram comercializadas 1.324 unidades do VW, contra 1.235 do italianinho. O líder é o Cooper (1.573), seguido pelo fortwo com 1.428.

A bordo do modelo top de linha, foi possível perceber que ; apesar de ter herdado ;apenas; as curvas arredondadas do Fusca ;, o New Beetle conserva o carisma do antecessor. Por onde passa, o pequeno sempre atrai olhares, mesmo depois de 11 anos de mercado. Por fora, a frente é caracterizada pelo ;sorriso; da linha da tampa do capô. O para-choques dianteiro, integrado ao para-lamas, suaviza ainda mais as curvas do modelo. E os faróis redondos dão o toque retrô ao New Beetle.

Por dentro, além dos bancos que abraçam e proporcionam uma boa posição para dirigir, o veículo traz ainda painel de instrumentos, grande e redondo, que agrupa velocímetro, tacômetro, hodômetro, marcador do nível de combustível e luzes de advertência. O painel ainda apresenta superfícies arredondadas e desenho moderno, desenvolvido para oferecer melhor ergonomia e segurança aos ocupantes.

Que a nova geração está a caminho, todo mundo sabe. Ainda assim, o New Beetle continua chamando atenção por onde passa. A bordo da versão top, mostramos por que 
o compacto premium da VW faz tanto sucesso nas ruasAs alças de segurança traseiras e um vaso de flor (comum nos carros europeus desse segmento) próximo ao painel lembram recursos utilizados no Fusca. O modelo top conta ainda com aquecimento nos bancos dianteiros, câmbio automático Tiptronic (novo) de seis velocidades e teto solar com regulagem elétrica. A segurança também faz parte do pequeno. Airbags frontais e laterais são equipamentos de série. O carro conta com freios ABS e EBD (Eletronic Brakeforce Distribution), que reduz a instabilidade do veículo durante frenagens severas. A versão top de linha do New Beetle tem o preço sugerido de R$ 75 mil.

Destreza nas pistas
Elegante por fora, equipado por dentro e sagaz nas pistas. O tamanho do New Beetle e a potência do motor são os responsáveis pela boa dirigibilidade. Em um primeiro momento, por conta do quase 1,8m de largura, parece que vai ser difícil passar por lugares apertados, mas isso é logo superado quando acostumamos com as dimensões do veículo. No trânsito, o modelo se comporta bem nas acelerações e nas frenagens. O destaque vai para os poucos ruídos do carro, o que dá para aproveitar melhor o MP3 de série (seis alto-falantes e entrada USB). O consumo de combustível ficou dentro da média para esse segmento, 10,5Km/l.

O design também contribui para que ele sofra menos com as rajadas de vento quando caminhões e veículos maiores passam em pistas de mão dupla. O sistema de estabilidade auxilia nessas horas. As ultrapassagens são feitas com tranquilidade pelo New Beetle, graças ao motor do Golf e dos 160cv. O conforto nas estradas fica ainda maior quando o piloto automático é acionado, no entanto, os comandos não são intuitivos e exige que o motorista gaste algum tempo para entender o processo de ajuste. Apesar de pequeno, o porta-malas de 209 litros é suficiente para carregar as compras do dia a dia.

Os maiores problemas são quanto a altura do carro em relação ao solo, que raspa em determinas situações. O conforto no banco de trás também fica comprometido quando o motorista e o passageiro têm mais que 1,8m. No entanto, essas questões não tiram do New Beetle a elegância, o conforto e a sagacidade perfeitas para o trânsito das grandes cidades.

Geração agressiva
No próximo ano, o New Beetle ganhará linhas mais agressivas. Em fotos reveladas pela mídia internacional, o veículo apresenta maior entre-eixos, teto mais baixo, janelas laterais menores, traseira alongada e frente destacada. O modelo continuará a ser produzido na plataforma do Golf e deve ser apresentado no Salão de
Los Angeles no ano que vem.

FICHA TÉNICA

Motor
1.984 cm; cilindrada, 116cv a 5.400rpm e torque de 16,5kgfm a 3.200rpm

Transmissão
Automática de seis marchas,
com DSP (Dynamic Shift Program)

Desempenho
Aceleração 0-100 km/h ; 11,4s
Velocidade máxima ; 181km/h

Suspensão
Dianteira, independente do tipo MacPherson, amortecedores e molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira, independente, eixo em ;V; estabilizador, braços longitudinais, barra estabilizadora, amortecedores/ molas montados separadamente

Rodas/pneus
Liga-leve 15;, 195/65 R15H

Peso
1.231 kg

Porta-malas
209 litros/527 litros

Dimensões
Comprimento, 4,09m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; entre-eixos, 2,51m

Quanto custa
R$ 75 mil, versão com câmbio Tiptronic

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