postado em 23/12/2010 08:00
Poucos tipos de carroceria são tão apropriados para a família quanto os furgões de passageiros. O Peugeot Partner confirma a lógica com portas traseiras corrediças, que tornam fácil o acesso ao banco de trás, que tem cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça para todos e de série. Freios ABS e airbags são também de série na versão testada Escapade Pack, que custa R$ 55.600.O espaço no porta-malas (para 624 litros) é coerente e tem até proteção emborrachada, mas a tampa traseira é pesadíssima e a posição do estepe embaixo do carro é pouco prática. Há também porta-objetos no assoalho, prática inaugurada na primeira geração do Renault Scénic.
A racionalidade é evidente com o controle elétrico do retrovisor apenas do lado do passageiro. Do lado do motorista é manual porque está bem ao alcance das mãos. Essa prática é comum em carros do grupo PSA (Peugeot/Citro;n) na Europa. Os outros comandos são de fácil acesso e o motorista fica em posição elevada. O comprimento total (4,13m) é inferior ao de carros médios e até de sedãs e peruas compactos, tornando o furgão médio muito prático no centro urbano. O diâmetro de giro pequeno é outro aliado do motorista em espaços apertados.
O motor 1.6 flex dá conta do recado aliado ao câmbio de relações bem escalonadas, no qual é possível aproveitar bem o torque e a potência do motor. Os engates são precisos, mas incomoda o ruído do trambulador nas trocas. O consumo de etanol ficou entre 6km/l e 6,5km/l na cidade e de cerca de 11km/l na estrada. A visibilidade é boa, com espelhos retrovisores bem dimensionados. A importante regulagem elétrica de facho de faróis é também de série e evita ofuscar o motorista do carro que vem em sentido contrário.
Na suspensão, a calibragem dos sistemas surpreende e há pouca transferência das irregularidades do piso para o habitáculo. O que significa conforto a bordo o tempo todo. Poucos carros têm acerto de suspensão como o Partner sem recorrer à sofisticação do sistema multilink. Apesar da altura carroceria, centro de gravidade elevado, esse furgão não prega sustos nas curvas e transmite muita segurança.
Kit segurança
A versão Escapade custa a partir de R$ 50.600. Já o pacote Pack, que inclui airbag duplo frontal, faróis de neblina dianteiros, freios com sistema ABS, computador de bordo e rodas de liga leve 15;, tem preço sugerido de R$ 5 mil.
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.587cm; de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 110cv (gasolina) e 113cv (etanol) a 5.600rpm e torques máximos de 14,2kgfm (gasolina) e 15,5kgfm (etanol) a 4 mil rpm
Transmissão
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades
Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira, tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, com barras de torção e barra estabilizadora / 5,5 x 15 polegadas, em liga leve / 185/65 R15
Direção
Do tipo pinhão e cremalheira
Freios
Disco rígido na dianteira e tambor na traseira, com sistema ABS
Capacidades
Tanque, 55 litros; porta-malas, 624 litros (2.800 litros com banco traseiro rebatido); e capacidade de carga (passageiros e bagagem), 625kg
Equipamentos
De série
* Conforto/conveniência
Apoios de braço laterais traseiros, direção hidráulica, ar-condicionado, avisos sonoros de esquecimento de chaves no contato, luzes acesas e combustível na reserva, bancos traseiros rebatíveis, chave com duplo telecomando e localizador do veículo, coluna de direção com regulagem de altura, compartimento de carga com proteção de borracha, computador de bordo, console central com porta-objetos, ganchos para amarrar carga no porta-malas, limpador do vidro traseiro, vidros dianteiros com comando elétrico, travas elétricas, portas laterais corrediças, espelhos nos para-sois de motorista e passageiro, porta-objeto sob o teto, bolsa para objetos nas portas dianteiras, porta-garrafa nas portas traseiras, telecomando de abertura e fechamento das portas, porta-objeto no assoalho traseiro, relógio e calendário digital no painel central, retrovisor externo elétrico no lado do passageiro, tomada de 12V no console central, tela multifunções no painel central, travamento automático das portas e do porta-malas, vidros traseiros basculantes.
* Aparência
Antena no teto, bancos esportivos, barras no teto, rodas de liga leve com aro de 15 polegadas, retrovisores com detalhe na cor da carroceria, console central com detalhe tipo alumínio, maçanetas na cor da carroceria, pneus de uso misto e cobertura removível do porta-malas.
* Segurança
Acendimento automático das luzes de emergência em frenagem brusca, airbag duplo frontal, alerta de cinto de segurança, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, terceira luz de freio, imobilizador eletrônico de motor, check control, desembaçador do vidro traseiro, regulagem elétrica de facho de farol, faróis de neblina, freios ABS, indicador de manutenção do veículo e de portas abertas, lanterna de neblina, protetor de cárter
* Opcionais
Sensor de estacionamento, alto-falantes, rádio CD player com função MP3 e entrada USB e pintura metálica