postado em 23/12/2010 15:36
O ano de 2010 foi marcado pelo crescimento do setor aéreo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quinta-feira (23/12) que, do início de dezembro até as 12h de hoje, houve cerca de 10 milhões de embarques e desembarques. O número representa um aumento de 12% em relação a dezembro de 2009. A expectativa para hoje, antevéspera do Natal, é de 500 mil embarques e desembarques em todo o país.Segundo a Anac, o ano chega ao fim com um crescimento de 25% do setor. Estima-se que houve 160 milhões de embarques e desembarques nos aeroportos brasileiros. Quinze milhões em rotas internacionais.
O cenário parece positivo, mas, como em anos anteriores, os passageiros temem um caos aéreo neste fim de ano. Ao longo da semana, os aeroviários e aeronautas ameaçaram entrar em greve caso não chegassem a um acordo com as companhias. As empresas oferecem reajuste de 6,5%, mas os trabalhadores defendem um aumento de 13% a 15% sobre os salários. Os aeroviários também lutam pela criação de novos pisos salariais.
A greve estava marcada para esta quinta-feira, mas, após uma liminar da Procuradoria Geral da República, expedida hoje e assinada pelo coordenador do Centro-Oeste do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), José Fernandes, os funcionários suspenderam a greve.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 1.416 voos domésticos programados até as 14h de hoje nos principais aeroportos do país, 480 sofreram atrasos de mais de 30 minutos (33,6% do total) e 72 foram cancelados (5,1%).
A Anac reforçou suas equipes de fiscalização: são 160 inspetores em 11 aeroportos de todas as regiões do Brasil. A agência também distribuiu 1 milhão de panfletos com orientações sobre viagens aéreas. O informativo também está disponível no site www.anac.gov.br/dicasanac.