Economia

Standard & Poor's confirma "AAA" da França e mantém perspectiva estável

Agência France-Presse
postado em 23/12/2010 18:49
Paris - A agência de classificação Standard & Poor;s confirmou nesta quinta-feira (23/12) a nota máxima concedida à França ("AAA") e mantém perspectiva estável, saudando "a política econômica prudente".

"Confirmamos ;AAA; à notação da dívida soberana da França", escreveu a primeira agência mundial de notação financeira em um comunicado publicado nesta quinta-feira.

Essa avaliação "reflete nosso ponto de vista sobre a saúde e a resistência da economia francesa, seu entorno político, que estimamos estável e orientado por políticas econômicas prudentes", explicou Marko Mrsnik, um dos analistas da S, citado na nota.

A agência também afirma que mantém a perspectiva desta nota estável porque acredita que o governo francês seguirá com o esforço de consolidação orçamentária e "pode reduzir o déficit público para aproximadamente 3% do PIB em 2013".

A França prometeu levar os déficits públicos (Estado, segurança social) de 7,7% do PIB neste ano, um recorde, para 6% em 2011. Paris espera conquistar um déficit de 4,6% do PIB em 2012 e de 3% em 2013.

As três agências mundiais de notação ameaçaram nestes últimos dias rebaixar a nota dos países mais frágeis da zona do euro, em especial Espanha e Portugal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação