Jornal Correio Braziliense

Economia

EUA vê 'tendência preocupante' em intervenção econômica na China

Washington - A autoridade máxima do Comércio dos Estados Unidos expressaram inquietação nesta quinta-feira (23/12) pela "preocupante tendência ao aumento da intervenção estatal na economia chinesa", segundo informe anual apresentado ao Congresso.

Em meio a um rosário de disputas entre as duas maiores potências mundiais, o escritório do Representante Comercial de Estados Unidos (USTR) disse que "surgiram perguntas significativas relacionadas às adesões da China às atuais obrigações da OMC".

Em um relatório anual sobre o progresso do país rumo a intercâmbios livres, depois da adesão na Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2001, os serviços da USTR apresentaram um balanço misto.

"A China tomou várias medidas impressionantes para reformar sua economia durante estes últimos nove anos, mas o resultado global é complicado de avaliar, vista a tendência preocupante do Estado de intervir na economia chinesa", destacou.

"Em 2010, a predominância de práticas e políticas intervencionistas, agregadas ao importante papel das empresas públicas na economia chinesa, suscitou inquietações nos americanos", presentes no país, acrescentou o documento.