Jornal Correio Braziliense

Economia

LAN reorganiza ações para a fusão com a TAM

A LATAM poderá oferecer serviços de passageiros com 115 destinos em 23 países e de transporte de carga a todo o mundo

SANTIAGO - O Grupo Cueto, que controla quase 40% das ações da companhia aérea LAN Chile, realizou nesta sexta-feira (24/12) uma operação de reorganização de suas ações, como forma de preparação da anunciada fusão com a brasileira TAM, anunciou a Bolsa de Santiago.

O grupo Cueto, um poderoso holding familiar chileno dirigido pelos irmãos Enrique e Ignacio Cueto, negociou na bolsa mais de 770 milhões de títulos da sociedade Costa Verde Aeronáutica (CVA), firma através da qual negociava suas ações na companhia aérea LAN, a mais importante do Chile. "Trata-se de simplificar a estrutura de propriedade indireta dos atuais controladores, com o objetivo dos convênios entre acionistas que devem ser assinados com os controladores da TAM", destacou a CVA para justificar a operação.

A transação, no valor de 2,135 bilhões de dólares - a maior realizada na história da Bolsa de Santiago - foi realizada pela corretora Celfín Capital.

O grupo Cueto contava com 31,8% das ações da LAN e, em 2010, comprou 8% dos títulos que estavam em poder do empresário multimilionário e agora presidente do Chile, Sebastián Piñera, o que permitiu aos Cueto virar os maiores acionistas da companhia aérea.

Se as autoridades regulatórias autorizarem, a LAN e a TAM devem concretizar a fusão em 2011. "Esperamos no fim de janeiro terminar todos os contratos e as negociações. Já procuramos a autoridade para saber como vê a transação", afirmou Ignacio Cueto na semana passada.

As companhias aéreas apresentaram em outubro passado a documentação requerida pela Promotoria Nacional Econômica (FNE) do Chile, que estuda o projeto de fusão entre a LAN e a TAM para determinar se o acordo prejudica os limites de concentração fixados por lei.

A fusão entre LAN e TAM deve criar a companhia LATAM Airlines Group S.A., com valor de 14,5 bilhões de dólares e acesso a 6% do transporte aéreo mundial. A LATAM poderá oferecer serviços de passageiros com 115 destinos em 23 países e de transporte de carga a todo o mundo. Mais de 45 milhões de passageiros e 832.000 toneladas de carga foram transportados pelas duas empresas no ano passado.

Em 2009, a LAN Chile teve rendimentos de 3,66 bilhões de dólares, enquanto que seu par brasileiro alcançou os 4,89 bilhões de dólares.

A companhia chilena anunciou na terça-feira a aquisição de 50 Airbus da família A320 (média e longa distância) graças a um investimento de 4 bilhões de dólares, segundo um comunicado da montadora europeia. Já a TAM confirmou em julho seu pedido de 20 aviões Airbus A320 e cinco aparelhos A350-900.