postado em 27/12/2010 08:46
Passageiros que voltavam para casa após o Natal ou viajavam de férias sofreram para embarcar em Confins (MG), aeroporto que registrou o pior índice de atrasos neste domingo. Dos 86 aviões que saíram do local até as 18h de ontem, 30 não foram pontuais ; o que corresponde a 34,9%. A taxa ficou acima da média nacional, de 17,8%. A estatística deixou o aeroporto mineiro com o pior índice entre os principais do país. O aeroporto do Galeão (RJ) ficou em segundo lugar no número de atrasos, com média de 23%. Em Brasília (19,8%), e nos paulistas Congonhas (19,4%) e Guarulhos (18,1%), os índices ficaram abaixo dos registrados na última semana.A analista de sistemas Juliana Souto, 31 anos, foi uma das milhares de pessoas que sofreram para entrar no avião em Minas. Ela esperou cerca de 40 minutos para chegar à sala de embarque. ;Isso porque era a fila preferencial. O lugar estava realmente abarrotado;, reclamou. Ela viajou de Belo Horizonte (MG) a Brasília pela Gol. Apesar da espera, seu voo não atrasou. ;A nossa decolagem foi tranquila, e no horário. Um avião da Webjet que sairia bem antes ainda estava lá quando saímos;, disse. A servidora pública Cecília Teles, 30, estava no voo da Webjet: ;Fiquei mais de três horas no aeroporto: uma na fila, que estava enorme e muito confusa, e outras duas na sala de embarque;.
De acordo com a Infraero, a maioria dos problemas em Minas ocorreu justamente nos voos da Webjet. A companhia teve sete voos cancelados ontem, até as 18h. Além disso, 52,8% das decolagens da empresa em todo o Brasil saíram 30 minutos depois do previsto. As concorrentes enfrentaram menos problemas. A TAM, recordista da última semana, teve 19,5% de seus voos atrasados ontem; seguida pela Gol, com 17%. A Azul ficou em último lugar, com 4,3%.