Economia

Iraque: produção de petróleo supera os 2,6 milhões de barris diários

Agência France-Presse
postado em 27/12/2010 15:54
Bagdá - O novo ministro iraquiano do Petróleo, Abdel Karim al Luaybi, anunciou nesta segunda-feira (27/12) que a produção de petróleo do país ultrapassou, pela primeira vez, 2,6 milhões de barris diários, "uma cifra jamais alcançada em mais de 20 anos".

O ministro conversou com a imprensa durante cerimônia na qual recebeu o cargo do predecessor, Husein al Shahristani, que se converte, agora, em vice-primeiro-ministro.

Shahristani, que concedeu dez contratos de exploração a companhias estrangeiras, havia informado, em junho, que o Iraque estabeleceu a meta de atingir produção de 10 a 12 milhões de barris diários em seis anos, o que transformaria o país no segundo produtor da Opep, Organização de países produtores de petróleo, atrás da Arábia Saudita.

"Trabalharemos para respeitar os prazos para que o nível de produção alcance o nível previsto antes da data-limite", assinalou Luaybi, um engenheiro que foi, durante quatro anos, vice-ministro do Petróleo.

Também anunciou a intenção de "reativar a exploração petrolífera e os estudos geológicos para reforçar a produção nacional". Segundo o ministro, o país contará "em breve" com quatro refinarias que permitirão ao país "não apenas a autossuficiência, mas também exportar seus produtos".

Um porta-voz do ministério, Assem Jihad, dise à AFP que estão sendo realizados estudos para a construção de quatro refinarias: uma em Nasiriya (sul), com capacidade para 300 mil barris diários; outra em Kerbala (sul) de 140 mil barris diários, e ainda em Misane (sul) de 150 mil barris diários e em Kirkuk (norte) de 150 mil barris diários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação