Economia

Webjet atrasa mais de 40% das partidas e cancelamentos passam de 20%

postado em 28/12/2010 21:42
A Webjet registrou nesta terça-feira (28/12) o maior índice de atrasos e também de cancelamentos em voos domésticos entre as maiores companhias aéreas brasileiras. A empresa teve 58 voos atrasados, 42% do total de 138 partidas programadas até as 21h, segundo balanço divulgado pela Infraero. Os cancelamentos atingiram 26,1% dos voos da companhia (ao todo, 36 partidas foram canceladas). A Gol foi a segunda companhia com maior índice de atrasos e cancelamentos, 16,2% e 7,7%, respectivamente.

Nos aeroportos do país, 15,7% dos voos domésticos tiveram atraso nesta terça-feira, entre todas as companhias aéreas. Os cancelamentos atingiram 176 partidas, 7,4 % do total de 2363 voos programados para o dia.

Entre os maiores aeroportos do país, o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, foi o que registrou o maior número de voos com atraso (50). Em seguida, está Guarulhos, em São Paulo, com 38 atrasos até as 21h.

O aeroporto Salgado Filho teve sete atrasos e seis cancelamentos, segundo balanço das 21h da Infraero.

Transtornos no Salgado Filho
Em Porto Alegre, a manhã começou com transtornos a centenas de passageiros por conta do cancelamento de três voos da Webjet. O maior problema ocorreu no voo 05706 da companhia, com destino a Brasília, que deveria ter decolado às 8h28min. Após os passageiros realizarem o check-in e ingressarem na sala de embarque, a empresa informou que a partida havia sido cancelada e todos tiveram que retornar ao saguão. Os passageiros ficaram irritados.

"Isso é o fim do mundo. Fico muito chateado, porque comprei a passagem em novembro e tenho que enfrentar esse transtorno", reclamou o aposentado João Milton Machado, que veio para o RS para passar o Natal.

"A situação é bastante incômoda. Viajo com outras companhias e não tenho problemas, mas agora tenho que passar por isso. É lamentável", acrescentou o empresário Lídio Coletto, que pretende retornar à capital federal após visitar o filho em Pelotas.

Os passageiros tiveram que retirar as bagagens e embarcar em um ônibus para o Terminal 1 do aeroporto (foto abaixo), onde seguiram viagem em um voo da TAM que saiu às 10h30min.

Segundo a Webjet, os atrasos e cancelamentos acima da média em voos programados para segunda-feira e hoje foram provocados por problemas meteorológicos na região Sul e Sudeste no final de semana, aliados ao fechamento dos aeroportos Santos Dumont/RJ na noite de segunda-feira e de Confins/MG esta manhã.

De acordo com nota divulgada pela empresa, os atrasos provocados pela meteorologia, além de prejudicar a malha aérea, comprometem também a escala da tripulação, que precisa ter seu tempo de descanso regulamentar respeitado. A empresa prevê que a situação deve começar a se normalizar ao longo desta terça-feira, caso não haja mais impedimentos em virtude de mau tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação