NOVA YORK - Os preços do petróleo caíram nesta terça-feira (4/1) em Londres e Nova York, por realizações de lucros, após alcançarem na segunda-feira seu nível mais alto desde outubro de 2008.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA), para entrega em fevereiro, terminou em 89,38 dólares, em queda de 2,17 dólares em relação à segunda-feira. Em Londres, o barril do Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento perdeu 1,31 dólar, a 93,53 dólares.
O movimento de queda das cotações "primeiro afetou os metais, depois chegou aqui", ao mercado de petróleo, observou John Kilduff, da Again Capital. "Certamente há realização dos lucros". "Começamos o ano com posições especulativas de alta em um nível recorde" no mercado, explicou. "Penso que muitos esperavam uma forte onda de compras com o início do novo ano, o que não ocorreu", constatou. Em consequência, os operadores se apressaram para liquidar estas posições.
O barril de WTI havia alcançado 92,58 dólares em Nova York na segunda-feira, um preço que não era registrado desde 7 de outubro de 2008. "No mercado, o combustível começa a ficar escasso após a alta da semana passada e começa a cair", afirmou Tom Bentz, da BNP Paribas. "Os preços encontram certa resistência acima dos 92 dólares e têm dificuldade para se manter nesses níveis".
Mas "a tendência à alta prossegue", afirmou. "Os fundos especulativos continuam colocando dinheiro nas matérias-primas, o mercado se mantém otimista sobre a economia mundial e isso seguirá nos impulsionando no primeiro semestre de 2011".