Economia

Argélia anuncia redução de 41% de impostos sobre óleo e açúcar

postado em 08/01/2011 19:26
O governo argelino anunciou, neste sábado, uma isenção temporária de 41% dos impostos que devem ser pagos pelos importadores e produtores de óleo e açúcar, em uma tentativa de frear a alta de preços dos produtos básicos, que abriram caminho para violentas manifestações.

Tratam-se, informou o governo em um comunicado, de "isenções temporárias e excepcionais dos direitos de alfândega, do IVA e do IBS (Imposto sobre o lucro das empresas), sobre o açúcar mascavo e os óleos comestíveis". Isto "representa um total de 41% de dedução sobre os preços", acrescenta.

Estas medidas, destinadas a "enfrentar uma alta súbita dos preços de certos produtos alimentícios básicos", serão aplicadas retroativamente a partir de 1 de janeiro até 31 de agosto.

Em seu comunicado, o governo afirma que "espera que os produtores e distribuidores repercutam urgentemente o efeito (das medidas) sobre os preços de venda ao consumidor".

As manifestações violentas, que começaram no dia 6 de janeiro impulsionadas pelos jovens argelinos em várias regiões do país, deixaram três mortos e cerca de 400 feridos, segundo fontes oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação