postado em 09/01/2011 12:06
Rio de Janeiro - A edição outono-inverno 2011 do Senac Rio Fashion Business, maior bolsa de negócios da moda da América Latina, elevou de oito para 12 o número de regiões que estarão mostrando a compradores dos mercados nacional e estrangeiro as peças confeccionadas por microempresas e associações de artesãos de 19 municípios do interior fluminense.Eles integram o programa Núcleos Criativos, da Federação do Comércio do Estado do Rio (Fecomércio-RJ), uma das entidades promotoras do evento. A feira ocorre entre os dias 10 e 13 deste mês, na Marina da Glória.
Com isso, o número de marcas cresceu 30% em relação à edição de maio de 2010, somando agora 52 participantes do projeto. O superintendente geral da Fecomércio-RJ, Kleber Meira, disse à Agência Brasil que a ideia da entidade é estimular o setor, em função do seu elevado grau de geração de emprego.
Os núcleos criativos visam a promover a inserção dos artesãos e microempresas no mundo da moda nacional. O conceito de núcleo trabalha com dois pilares principais. Um deles é a profissionalização das pequenas confecções. Outro, a possibilidade de participarem da bolsa de negócios do setor.
Durante o ano, técnicos da Fecomércio-RJ visitam os diferentes municípios promovendo workshops, ensinando os pequenos empresários a atribuir valor a produtos, isto é, dar a eles o preço justo, e a expô-los de forma adequada para o público. No fim do processo, os produtos de maior visibilidade são selecionados para participar da feira, durante as duas edições anuais do Fashion Business.
;Então, existe no primeiro momento o trabalho de profissionalizar e capacitá-los e, depois, dar espaço e palco para eles exporem os produtos;, disse Meira. Muitos dos grupos criativos apoiados já estão, inclusive, exportando seus produtos com sucesso.
O superintendente geral da Fecomércio-RJ afirmou que o programa deverá ser intensificado ao longo deste ano. A última edição do Senac Rio Fashion Business primavera-verão, ocorrida em maio do ano passado, movimentou cerca de R$ 800 milhões em negócios e quase US$ 30 milhões em exportações.
Na edição de janeiro de 2010, para lançamento da moda outono-inverno, foram negociados produtos no total de R$ 550 milhões no mercado interno, com exportações de US$ 18 milhões. Kleber Meira estima que a expectativa é ampliar em torno de 10% os negócios na nova edição, em relação ao evento de 2010.