Economia

Produtores de energia anunciam fusão que será a maior empresa dos EUA

postado em 10/01/2011 19:49
Nova York - Os produtores americanos de eletricidade Duke Energy e Progress Energy anunciaram esta segunda-feira sua fusão, que dará origem à maior empresa do setor nos Estados Unidos, com 7,1 milhões de clientes e uma capitalização em bolsa de 27 bilhões de dólares.

A operação será realizada mediante um intercâmbio de ações, que permitirá aos acionistas da Duke obter 63% do grupo. Os 37% restantes serão para os acionistas da Progress.

Na transação, a Progress foi avaliada em 13,7 bilhões de dólares, informaram os dois grupos em comunicado. A Duke retoma 12,2 bilhões de dólares de sua dívida.

A sociedade derivada da fusão se chamará Duke Energy e terá uma capacidade de produção de 57 gigawatts, usará uma série de usinas de carvão e gás natural e será a primeira operadora americana de usinas nucleares. Estará ativa em seis grandes mercados: Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Indiana, Kentucky e Ohio.

A nova empresa terá como diretor-geral o presidente da Progress, Bill Johnson, que será aconselhado pelo da Duke, Jim Rogers, futuro presidente. Os dois grupos preveem concluir a fusão, que depende da aprovação das autoridades competentes, até o fim do ano.

Duke e Progress calculam que a fusão aumentará seus dividendos desde o primeiro ano, assegurando que a operação fortalecerá suas finanças e virá acompanhada de economias nas duas Carolinas, núcleo do negócio. A nova Duke Energy terá capacidade de produção 33% superior à do número dois do país, a Southern Company.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação