Cabul - A operação lançada desde abril pasado pelas forças americanas e afegãs na província de Kandahar, um reduto rebelde do sul do Afeganistão, já causou aproximadamente 100 milhões de dólares de perdas aos habitantes, afirmou nesta terça-feira a presidência afegã.
Este anúncio coincide com a visita do vice-presidente americano Joe Biden, que expressou sua satisfação com o fato de que as ofensivas no sul permitiram conter o avanço dos talibãs.
O presidente afegão Hamid Karzai, que criticou em novembro a maneira como o exército americano realiza suas operações, enviou recentemente uma delegação para avaliar os danos causados pela operação "Omaid" (esperança, em idioma dari), destinada a desalojar os rebeldes da província de Kandahar, um de seus redutos.
"A operação Omaid causou danos importantes aos bens dos habitantes dos distritos de Arghandab, Zhari e Panjwayi", indica um comunicado da presidência afegã. "Como a operação foi lançada na temporada das colheitas, os danos representam mais de 100 milhões de dólares", acrescenta a presidência, citando um relatório transmitido por esta delegação a Hamid Karzai.
A delegação precisou que inúmeras casas foram destruídas por razões desconhecidas, obrigando as pessoas a deixar seus lares, assim como muitas plantações foram prejudicadqas.