Washington - O Federal Reserve americano (Fed, banco central) anunciou nesta quarta-feira (12/1) um leve crescimento econômico nos Estados Unidos, durante as últimas semanas de 2010. "A atividade cresceu moderadamente", da metade de novembro até o final do ano, diz, no informe sobre a conjuntura, publicado a cada seis semanas.
O balanço é mais positivo que o estabelecido pelo Fed em seu informe anterior de dezembro, no qual dizia que a economia do país prosseguia "melhorando no conjunto".
No final do ano, a economia cresceu em todas as regiões do país, informou o Fed. Segundo o documento, a recuperação do setor manufatureiro prosseguiu em todo o território, e as vendas a varejo das festas do final do ano parecem superiores às de 2009.
O informe assinala que o mercado habitacional, que esteve no centro da crise econômica iniciada em 2008, "mantém-se débil em todos os distritos". Os relatórios do Livro Bege têm como base as informações transmitidas pelos doze escritórios regionais do Federal Reserve, em função de suas observações em campo e nos contactos com o mundo empresarial.
O informe será utilizado na próxima reunião do comitê de política monetária, encarregado de calcular a taxa de juros da economia, nos próximos dias 25 e 26 de janeiro.