Economia

Perspectiva da inadimplência do consumidor subiu 0,8% em novembro

postado em 13/01/2011 11:03

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor cresceu 0,8% em novembro de 2010, o sexto avanço mensal consecutivo, atingindo o nível de 92,9. Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da inadimplência, esta seqüência de elevações mensais sinaliza que a inadimplência do consumidor poderá reverter o atual movimento de queda ainda neste primeiro semestre de 2011.

Segundo a Serasa, as recentes medidas de aperto das condições de crédito anunciadas pelo Banco Central e as perspectivas de um novo ciclo de elevação da taxa básica de juros (taxa Selic) a partir de 2011 deverão, por um lado, dificultar o equilíbrio orçamentário dos consumidores, agora mais endividados e, por outro lado, proporcionar um avanço mais modesto da massa real de rendimentos, no médio prazo.

Além disso, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas recuou 0,9% em novembro de 2010, atingindo o patamar de 82,6, perfazendo o décimo nono recuo mensal consecutivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação