Agência France-Presse
postado em 13/01/2011 14:06
Cidade do Vaticano - Começaram nesta quinta-feira (13/1) os preparativos, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para a possível beatificação de João Paulo II, que poderá ser anunciada oficialmente nesta semana, segundo a agência francesa de notícias religiosas I.media, confirmada pela Santa Sé.Um grupo de operários trabalha na capela de São Sebastião, ao lado da onde está a célebre Piedade de Michelangelo, na ala direita da basílica.
Por tradição, os restos dos pontífices que serão beatificados costumam ser trasladados da cripta, no sótão da basílica, onde estão enterrados, ao andar principal.
Segundo a imprensa italiana, só falta a assinatura de Bento XVI no decreto de beatificação, o que poderá ser feito nesta sexta-feira, depois de o pontífice receber no Vaticano o cardeal Angelo Amato, prefeito para a Causa dos Santos.
Em geral, no mesmo decreto, é marcada a data da beatificação.
Segundo meios especializados, a comissão de cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos examinou e aprovou o milagre atribuído à intercessão do Papa João Paulo II, o primeiro passo antes de ser elevado à glória dos altares.
Para a comissão, a cura, em junho de 2005, da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria do Mal de Parkinson, foi "imediata e inexplicável".
A freira, de 50 anos, enfermeira de profissão, obteve a cura com orações e pedidos a João Paulo II, poucos meses depois da morte, em 2 de abril de 2005.
Depois de promulgado o decreto pontifício a respeito, a beatificação poderá ser realizada já no domingo, 3 de abril, um dia após o sexto aniversário de sua morte, ou um pouco mais adiante, no domingo, 16 de outubro, aniversário da data no qual foi eleito pontífice, em 1978.
Numerosos milagres já foram atribuídos a João Paulo II.