Economia

BCE e Banco da Inglaterra mantêm sem alteração suas taxas básicas de juros

Agência France-Presse
postado em 13/01/2011 17:24
Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (13/1) manter sem alterações sua taxa básica de juros, em 1%, tal como o esperado.

Assim, a taxa principal do BCE, termômetro do crédito na zona euro, mantém-se neste nível baixo histórico desde maio de 2009.

O Banco de Inglaterra (BoE) também não alterou sua taxa de 0,5%, em vigor há quase dois anos. Também decidiu pela suspensão de seu programa de compra de ativos em sua reunião mensal de política monetária.

O BoE baixou em março de 2009 sua taxa básica de juros até o mínimo histórico de 0,5% para ajudar uma economia britânica mergulhada em profunda recessão; desde então, vem mantendo este nível devido aos sinais contraditórios de recuperação.

Os analistas apostam na continuidade da taxa do BCE em 1% durante vários meses.

Mas a situação pode mudar depois da inflação de 2,2% na zona euro, superior ao objetivo a médio prazo do BCE, que quer mantê-la em cerca de 2%.

"É claro que faremos todo o possível para preservar a estabilidade dos preços", declarou o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, ao final da reunião do conselho de governadores da instituição, em Frankfurt (oeste da Alemanha).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação