Economia

Petróleo cai em Nova York após três sessões em alta

Agência France-Presse
postado em 13/01/2011 19:51

Nova York - Os preços do petróleo interromperam nesta quinta-feira uma série de três sessões consecutivas em alta, caindo após a abertura parcial do oleoduto Trans Alaska e a publicação de indicadores econômicos ruins nos Estados Unidos. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em fevereiro fechou a 91,40 dólares, em queda de 46 centavos com relação ao fechamento da véspera.

Em Londres, no IntercontinentalExchange, o barril do Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro fechou com uma perda de 6 centavos, a 98,06 dólares. "Assistimos a realizações de lucros", explicou Antoine Halff, da Newsedge Group.

Os indicadores publicados nos Estados Unidos contribuíram para esfriar o entusiasmo: os novos pedidos de seguro-desemprego aumentaram para 445 mil na semana concluída em 8 de janeiro, contrariando as expectativas dos analistas, e o aumento dos preços de produção acelerou-se em dezembro. "Isto poderia reduzir as expectativas de demanda, e os números da inflação podem se traduzir em medidas de apoio à economia menos importantes", explicou Phil Flynn, da PFG Best Research.

Por outro lado, o oleoduto Trans Alaska, fechado após a detecção de um vazamento no sábado, foi provisoriamente colocado em funcionamento nesta terça-feira para evitar o congelamento do petróleo que ele carrega. Os problemas com este duto, fonte importante de abastecimento para a Costa Oeste dos Estados Unidos, apoiaram a alta do preço do petróleo nos últimos dias. A data de restabelecimento completo do serviço ainda não foi divulgada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação