O governo do Distrito Federal tomou mais uma medida para tentar estancar a crise no Hospital Regional de Santa Maria, que, à beira do caos e com uma longa lista de pacientes na emergência à espera de cirurgias, corre risco de paralisação. A Secretaria de Saúde do DF lançou ontem processo seletivo para preencher 989 vagas temporárias em cargos de níveis técnico e superior na unidade. Os salários vão de R$ 940 a R$ 12.672.
As contratações serão apenas para um período que vai de dois a seis meses. Mas o governo garante que está em andamento um pedido para o lançamento de concurso com vagas efetivas para o Hospital de Santa Maria. Entre os cargos contemplados estão os de médico, enfermeiro e técnico em saúde. O pedido da seleção deve ser homologado pelo governador Agnelo Queiroz na semana que vem e o edital, lançado até fevereiro.
;A contratação de temporários é para atender as especialidades médicas e de enfermagem que não foram contempladas na nomeação de novembro, quando 1,4 mil concursados foram chamados;, explicou o diretor-geral do hospital, Elton Luiz Berça. Segundo ele, apenas para a cirurgia-geral e a ortopédica, há cerca de 130 pessoas na fila. Na urgência, são atendidos 500 pacientes diariamente. ;Enfrentamos problemas de quantitativo de servidores há muito tempo. O maior problema é a falta de médicos;, disse.
Os problemas na unidade de saúde são tão graves que, em novembro, o GDF teve de nomear um interventor para executar o contrato de gestão firmado entre o governo e a Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB) até o fim de sua vigência, no dia 21 de janeiro, por conta de irregularidades. ;Muitos profissionais contratados pela empresa ficaram preocupados e começaram a sair;, observou Berça.
Os cargos oferecidos na seleção temporária são de técnico em enfermagem, fisioterapeuta, auxiliar de farmácia, terapeuta ocupacional, enfermeiro, nutricionista, técnico em hemoterapia, farmacêutico, operador de caldeira, fonoaudiólogo, técnico em radiologia e médico em diversas áreas. Os candidatos serão avaliados por meio de análise de currículos e comprovação de títulos.
Os interessados devem enviar currículo até 19 de janeiro, informando a função no campo assunto, para os e-mails medicohrsm@gmail.com; enfermeirohrsm@gmail.com; fisioterapiahrsm@gmail.com; e farmaciahrsm@gmail.com. Outra opção é apresentar o documento na Portaria do Hospital, localizado na quadra AC 102, conjuntos A, B, C e D.