Economia

Para presidente chinês sistema monetário internacional é coisa do passado

Agência France-Presse
postado em 16/01/2011 19:15

Washington - O presidente chinês, Hu Jintao, classificou a atual organização do sistema monetário internacional de "produto do passado", em declarações divulgadas neste domingo pelos jornais The Washington Post e The Wall Street Journal. "O atual sistema monetário internacional é um produto do passado. A China deu um aporte importante à economia mundial em termos de produção e de intercâmbios totais, e o iuane teve seu papel no desenvolvimento econômico mundial".

No entanto, vai demorar antes que a moeda chinesa, o iuane, se converta numa moeda internacional de reserva como o dólar, o euro, o iene ou a libra esterlina, admitiu. "O processo que ajudará que o iuane seja uma moeda de reserva será bastante long", acrescentou.

Hu visita na terça-feira os Estados Unidos, que acusam a China de manter artificialmente sua moeda baixa para facilitar as exportações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação