Economia

Desemprego se mantém estável no Reino Unido em 7,9%

Agência France-Presse
postado em 19/01/2011 10:01
LONDRES - A taxa de desemprego britânica manteve-se estável em 7,9% no trimestre concluído em novembro em relação ao período agosto-outubro, segundo dados oficiais publicados nesta quarta-feira (19/1).

O número de desempregados, entretanto, aumentou em 49.000 entre setembro e novembro, alcançando 2,5 milhões de pessoas, indicou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) em um comunicado.

Os mais afetados são jovens entre 16 e 24 anos, cuja taxa de desocupação chegou em novembro a 20,3%, índice mais alto desde que os dados começaram a ser aferidos, em 1992.

O secretário de Estado para o Emprego, Chris Grayling, disse que os novos números "destacam a escala da meta enfrentada pelo governo" de coalizão dos conservadores e liberal-democratas, que chegou ao poder em maio.

"Herdamos o maior déficit orçamentário da história em tempos de paz e altos níveis de falta de trabalho, que estamos determinados a reduzir equilibrando a economia e respaldando o crescimento do emprego no setor privado".

A tarefa não será fácil, uma vez que o plano de ajuste sem precendentes aprovado no fim do ano passado para reduzir o déficit excessivo deve acarretar, segundo previsões oficiais, na supressão de 330.000 postos de trabalho públicos em quatro anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação