Economia

Espanhola Iberdrola mantém aposta no Brasil com aquisição da Elektro

Agência France-Presse
postado em 20/01/2011 14:55
MADRI - A companhia elétrica espanhola Iberdrola manteve sua aposta no mercado brasileiro com a compra do grupo Elektro, por 2,4 bilhões de dólares, em uma operação que a tornará "uma das maiores companhias elétricas do país".

"A Iberdrola assinou um contrato de compra e venda para a aquisição da companhia distribuidora brasileira Elektro por 2,4 bilhões de dólares, uuma operação através da qual ratifica sua decidida aposta em continuar crescendo no Brasil, um dos países chave dentro de sua estratégia de expansão internacional", informou nesta quinta-feira a companhia espanhola em um comunicado.

O grupo já havia anunciado a compra às autoridades financeiras espanholas na noite de quarta-feira, detalhando a operação pela qual se apropriará da totalidade da participação da britânica Ashmore Energy International (AEI), proprietário da Elektro.

A Iberdrola "adquirirá toda a participação direta e indireta da AEI na companhia Elektro Eletricidade e Serviços, S.A ("Elektro"), equivalente a 99,68% de seu capital social", indica o comunicado enviado pela Iberdrola à Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhol (CNMV).

"A compra desta empresa brasileira" - que teve "em 2009 um Ebitda de 334 milhões de euros e lucro líquido de 216 milhões de euros, ocorrerá de fato, o que supõe uma nova mostra da força financeira da Iberdrola e sua disposição de liquidez", destaca a companhia espanhola.

Um porta-voz da empresa disse à AFP que Iberdrola "está interessada em vários mercados estratégicos, como os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Brasil e México" e a nova operação se encaixa nesta estratégia.

A Elektro é uma companhia elétrica presente nos estados de São Paulo, onde é a terceira maior distribuidora, e Mato Grosso, com 2,17 milhões de clientes.

A Iberdrola já possuía no Brasil 39% da holding Neoenergia, que junto com sua nova aquisição a transforma em "uma das maiores companhias elétricas do país".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação