Economia

Quebra da safra de laranja 2009/2010 é menor do que a estimada

postado em 21/01/2011 17:40
A produção de laranja na safra 2009/2010 foi de 297,5 milhões de caixas de 40,8 quilos, no estado de São Paulo, responsável por aproximadamente 80% da produção distribuídos entre 17 mil citricultores. O último levantamento da safra do fruto foi divulgada nesta sexta-feira (21/1) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e surpreendeu produtores por representar uma quebra de menos de s 1% em relação à safra passada, quando o estimado era de 25%.

Segundo a estatal, a área total plantada ocupa 608,6 mil hectares. Do total comercializado, a estimativa é de que 82,7% foram destinados à indústria processadora de suco e 17,3% para o mercado in natura. No início do último trimestre do ano passado, quando os dados ainda não estavam consolidados, havia estimativa de quebra da produção de até 25% em relação às 300 milhões de caixas produzidas na safra 2008/2009, por causa da seca e de pragas.

;Consolidando esses dados, a quebra foi bem menor do que a esperada. Mas é preciso ver se os números da indústria são esses mesmo, porque são uma caixa preta;, afirmou à Agência Brasil o presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marco Antônio Santos, explicando a dificuldade em se conseguir informações das empresas que processam o suco de laranja.

A Conab informou que há indicações de que a safra 2010/2011 pode ter produção de 353 milhões de toneladas de laranja. Segundo Santos, o aumento do volume produzido é previsto devido às condições climáticas favoráveis na época da florada e à baixa incidência de pragas.

O levantamento, de acordo com a Conab, foi feito em parceria firmada com a Secretaria de Agricultura de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Os dados foram colhidos por amostragem. O próximo levantamento será feito em março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação