Economia

Tripulação da British Airways recebe fusão com ameaça de greve

Agência France-Presse
postado em 21/01/2011 19:21
Londres - A tripulação da British Airways votou, por maioria, a favor da convocação de novas greves, anunciou o sindicato majoritário Unite nesta sexta-feira (21/1), no mesmo dia em que foi oficialmente efetuada a fusão entre a companhia britânica e a espanhola Iberia.

A categoria já havido ficado em greve 22 dias em 2010, o que causou um prejuízo estimado pelo sindicato de 150 milhões de libras (US$ 240 milhões).

Desta vez, 78,5% dos tripulantes filiados a Unite votaram a favor de nova greve nesta última votação organizada pela Unite no âmbito desta ampla disputa que os funcionários mantêm com a companhia. Dois terços dos 10.220 convocados participaram da votação.

"Pela quarta vez em 13 meses, a tripulação de cabine da British Airways votou em massa a favor de seu sindicato e expressou insatisfação com a conduta da direção", declarou o secretário-geral da Unite, Len Mc Cluskey.

O sindicato, que ainda não anunciou a data desta greve, declarou-se "disposto" a resolver o problema "mediante a negociação, sem confrontos".

Os funcionários protestam desde 2009 contra as condições salariais e trabalhistas, acrescentando às reivindicações a retirada de certos benefícios do pessoal que participou das primeiras greves do ano passado.

A British Airways acusou a Unite de não representar a opinião majoritária dos 13,5 mil funcionários de toda a empresa, e pediu que fosse considerado o acordo negociado ano passado que "garante aumentos salariais para os próximos dois anos".

"Chegou a hora de a Unite ouvir a maioria da tripulação e membros de outros setores da empresa que querem acabar com essa disputa", destacou a British Airways em comunicado.

O anúncio do resultado coincide com a realização oficial da fusão entre a British Airways e a Iberia, fundando o holding International Airlines Group (IAG), segunda maior empresa aérea europeia em termos de capitalização.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação