Agência France-Presse
postado em 22/01/2011 17:25
O diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, afirmou neste sábado que as possibilidades de conclusão das negociações da rodada de Doha sobre o comércio internacional são "muito melhores que no mesmo período do ano passado"."Estamos melhores, em um período de movimentação, depois de dois anos de um período de paralisação, ou pelo menos de avanços muito lentos" declarou Lamy, durante uma reunião de ministros da Agricultura no Salão Agrícola de Berlim Grune Woche. "O contexto político está mais comprometido, é mais favorável", completou.
As negociações de Doha, que pretendem reduzir ou acabar com as taxas de importação de milhares de produtos e prevêem limitar consideravelmente os subsídios agrícolas, começaram em 2001 na capital do Qatar.
Mas a rodada de Doha está paralisada há mais de dois anos em consequência das persistentes divergências entre os países desenvolvidos, os emergentes e as economias em desenvolvimento.
A questão agrícola da negociação, no entanto, está 90% concluída, segundo Lamy. "É um problema mais dos outros temas", declarou.