Agência France-Presse
postado em 25/01/2011 14:32
WASHINGTON - A confiança do consumidor americano melhorou significativamente em janeiro, chegando a 60,6 - contra 53,3 em dezembro 2010 -, de acordo com um índice publicado nesta terça-feira pelo Conference Board.O índice subiu muito mais do que calculavam os analistas, que esperavam 53,5.
"Os consumidores avaliaram a conjuntura da atividade e do emprego de forma mais favorável, e demonstraram sua confiança na capacidade da economia para continuar seu crescimento", disse o Conference Board, um instituto privado, em um comunicado.
"Os consumidores iniciaram o ano com mais disposição (...) , e embora os pessimistas sejam sempre mais numerosos que os otimistas, a tendência diminuiu", estimou.
A pesquisa, realizada em cerca de 5.000 lares até 18 de janeiro, mostra no entanto que os americanos estão mais reticentes a respeito de uma melhora da conjuntura econômica (31,0, contra 24,9 em dezembro).
Já na previsão para seis meses, a população está extremamente otimista: 80,3, contra 72,3 em dezembro.