Economia

BNDES libera quase R$ 3 milhões para reforma do Paço Imperial no Rio

postado em 27/01/2011 14:07
Rio de Janeiro ; A reforma e a modernização do Paço Imperial, localizado no centro do Rio de Janeiro, serão iniciadas este ano, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A verba, no valor de R$ 2,9 milhões, é oriunda do fundo cultural da instituição. O anúncio foi feito hoje (27) pela instituição.

O projeto foi apresentado ao BNDES pela Associação de Amigos do Paço Imperial (AAPI). Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos, que responde pela preservação do prédio e pelo seu uso para fins culturais.

Os recursos permitirão que se dê seguimento ao processo de restauração do Paço, de modo a valorizar a arquitetura original do prédio. Segundo o BNDES, essa constitui a segunda fase da grande reforma feita no período de 1982 a 1985.

Construído no século 17, o Paço Imperial serviu como Casa da Moeda, em 1697, abrigando depois um presídio, entre os anos de 1710 e 1711, até transformar-se em moradia dos vice-reis (1763 a 1808). Em 1808, com a chegada ao Brasil da Corte Portuguesa, o local se tornou a residência oficial de Dom João VI, adquirindo o nome de Paço Real. A denominação atual foi dada após a independência do país, em 1822.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação