Economia

IGP-M acumulado em 12 meses vai tornar a locação mais cara

postado em 29/01/2011 10:04
Os aluguéis de imóveis residenciais cujos contratos serão renovados em fevereiro devem aumentar 11,5%, valor do Índice Geral de Preços ; Mercado (IGP-M) acumulado em 12 meses. Com esse reajuste, um inquilino que paga R$ 1.000 por mês em um apartamento no Plano Piloto, por exemplo, passará a desembolsar R$ 1.115 a partir do mês que vem, caso o proprietário não aceite negociar e aplique o indicador cheio. Segundo cálculo da Fundação Getulio Vargas (FGV), a inflação medida em janeiro foi de 0,79%, numa aceleração em relação ao 0,69% registrado em dezembro do ano passado.

O IGP-M, principal referência para o ajuste dos aluguéis, é formado por três indicadores específicos. O Índice de Preços por Atacado (IPA) foi de 0,76%, também maior que o de dezembro (0,63%). O IPA dos produtos agrícolas passou de 1,15% em dezembro, número já considerado alto, para 1,27%. As principais altas foram verificadas nos seguintes itens: café em grão, algodão em caroço, milho em grão, laranja e cana-de-açúcar. O IPA industrial acelerou de 0,44% para 0,57%.

O componente que mede a variação dos preços ao consumidor (IPC) aumentou de 0,92% para 1,08%. A influência mais marcante foi nos custos de educação, o que costuma ocorrer no início do ano. O salto foi de 0,42% para 2,75%, com destaque para as mensalidades do ensino fundamental, médio e superior. Os transportes subiram 1,94% na esteira dos reajustes das tarifas de ônibus urbano em algumas capitais do país. Além desses itens, o tomate teve alta significativa no varejo.

Terceiro elemento do IGP-M, o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) registrou elevação de 0,37% em janeiro, após subir 0,59% em dezembro. A alta é reflexo direto do aquecimento no mercado imobiliário, favorecido pelo crescimento do emprego, da renda e do crédito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação