Economia

Tribunal de Livre Concorrência chileno analisará fusão entre LAN e TAM

Agência France-Presse
postado em 29/01/2011 15:42

Santiago - O Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TDLC) do Chile investigará se a fusão entre as companhias aéreas Lan e TAM violam a livre concorrência, depois de acolher um pedido da organização de consumidores Conadecus para apurar os efeitos da operação. "Acreditamos que a operação em questão possa acarretar graves e nocivos efeitos em matéria de concorrência, que vão muito além da rota Santiago-São Paulo, como informou o senhor procurador econômico nacional", indicou a Conadecus, no texto do pedido encaminhado ao TDLC.

A Procuradoria Econômica Nacional, um serviço público chileno presidido por um funcionário de confiança do presidente, iniciou uma investigação em agosto para determinar se o acordo vai contra os limites de concentração fixados por lei em algumas rotas. No Brasil, a proposta de fusão também está sendo analisada pelo Conselho Administrativo de Defensa Econômica (CADE) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A brasileira TAM e a chilena LAN, duas das mais importantes companhias aéreas da América Latina, fecharam um acordo para a fusão de suas atividades em um novo grupo, batizado de LATAM Airlines. Uma vez concretizada a fusão, a LATAM Airlines será a maior companhia da América Latina, com valor estimado em 14,5 bilhões de dólares, e dominará 6% do transporte aéreo mundial, com 115 destinos em 23 países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação