postado em 31/01/2011 11:49
São Paulo ; A expectativa de negócios dos empresários da construção civil aumentou em janeiro em comparação a dezembro. Segundo sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador que mede as expectativas do nível de atividade para os próximos seis meses, que no fim do ano passado era de 61,5 pontos, subiu para 61,9 em janeiro.O resultado, porém, é pior do que o verificado em janeiro do ano passado. Há um ano, a expectativa dos empresários para os próximos seis meses era de 70,6 pontos.
A sondagem da CNI foi feita com 375 empresas do setor da construção. Foram ouvidas companhias pequenas, médias e grandes entre os dias 3 e 20 de janeiro.
No levantamento, os indicadores variam de zero a 100 pontos. Quando o indicador apresenta um número acima de 50 pontos, o resultado é positivo ou de crescimento. Já quando fica abaixo dos 50 pontos, o indicador mostra um resultado negativo ou de queda.
A sondagem da CNI ainda apontou para o crescimento de um ponto acima da média na atividade da construção em dezembro de 2010. O indicador de atividade ficou em 51 pontos.
O indicador de atividade de dezembro, entretanto, foi menor do que o de novembro: 53 pontos. Também foi menor que do de dezembro de 2009: 53,7 pontos.