postado em 06/02/2011 10:16
Quem está em busca de um emprego encontra na Páscoa uma das três melhores datas para conquistar uma vaga temporária. Dois meses antes da comemoração, o varejo já se prepara para atender ao crescimento estimado de 10% nas vendas de chocolates. As fábricas praticamente encerraram as contratações, mas o comércio está aquecido e seleciona profissionais para cargos como atendente, estoquista, balconista e repositor. A expectativa é que sejam abertas 70 mil oportunidades em todo o país, 10,5% a mais que o registrado no ano passado, informa a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).Especialistas garantem que essa pode ser a chance de ouro para quem quer ingressar no mercado. Levantamento do Instituto de Pesquisa Manager (Ipema) aponta que 28% dos trabalhadores deverão permanecer no emprego após o término do contrato, o que representará trabalho efetivo para 19,6 mil brasileiros. Depois de três meses desempregada em São Luiz (MA), Lindiana Tavares de Lindberg Costa, 39 anos, agarrou a nova oportunidade de trabalho. Ela se mudou para Brasília em novembro em busca de melhoria de vida. No mesmo mês, foi chamada para uma loja da Kopenhagen e conseguiu a efetivação. ;Eu já tinha experiência no atendimento ao cliente e na venda de chocolates. Foi mais fácil. Mas me dediquei para mostrar o que eu sabia fazer;, conta.
Vontade
Para quem quiser seguir o mesmo caminho de Lindiana, não faltam oportunidades. As mil lojas da Cacau Show em todo o Brasil recebem durante o mês de fevereiro currículos dos que desejam concorrer às 3,1 mil vagas abertas. No Distrito Federal, serão 93 nas 31 franquias da marca e, em São Paulo, 1,2 mil oportunidades. Para participar, é preciso ter ao menos 18 anos e ensino médio completo. Gerente da loja do ParkShopping, Mariana Xavier de Araújo pretende dobrar sua equipe. ;Para o nosso setor, o ano começa na Páscoa, quando as vendas superam até mesmo as do Natal. Procuramos pessoas pró-ativas, bem-humoradas e que tenham vontade de trabalhar;, explica Mariana.
A supervisora Grasiela Alves, da Cacau Show, pretende contratar 12 pessoas para lojas do Pátio Brasil, Conjunto Nacional, Boulevard Shopping e Alameda Shopping. ;Não é necessário ter experiência. Quando contratamos pessoas que nunca trabalharam, temos até a oportunidade de fazer um treinamento melhor. Quem se destacar vai ficar no nosso banco de reserva;, adianta.
Após selecionar 350 temporários para as fábricas em janeiro, o Grupo CRM ; detentor das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e DanTop ; está com processo seletivo aberto para as lojas. A expectativa é que mais 200 pessoas sejam convocadas para trabalhar em março e abril. O diretor de operações e recursos humanos de cinco unidades da Kopenhagen no DF, Álvaro Brito Junior, espera um aumento de 20% nas vendas em relação à Páscoa do ano passado e está com 15 vagas abertas para os cargos de vendedor, garçom e auxiliar de cozinha. ;Muitas oportunidades são para quem quer o primeiro emprego. Mas, para conquistá-lo, é preciso demonstrar espírito de equipe e vontade de aprender;, indica.
Chance do 1; emprego
A Páscoa pode trazer como presente o primeiro emprego, amenizando as dificuldades dos que lutam por uma oportunidade. Nas contas da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), jovens sem experiência deverão preencher 22% das 70 mil oportunidades abertas neste ano. Para permanecer, é necessário esforço e dedicação. ;Se você tem perspectiva e se a possibilidade de continuar agrada, o empregado não deve esperar a efetivação, mas agir como se já fizesse parte do quadro permanente da empresa;, aconselha o diretor da consultoria DBM, Rubenvaldo Costa.
As empresas procuram profissionais que vão além das obrigações do dia a dia, que se antecipam e oferecem soluções para os problemas corporativos, ensina o consultor Homero Reis, especialista em recursos humanos. ;O básico todos têm. O grande desafio é ser capaz de atender o cliente de forma diferenciada;, ensina. A mineira Síntia Karina de Paiva Gonçalves, 31 anos, aprendeu a lição. Na Páscoa de 2009, ela foi contratada como temporária na função de caixa em uma franquia da Cacau Show. Três meses depois, havia passado pelo cargo de supervisora e se tornado gerente. ;Foi meu primeiro emprego. Gostei do ambiente e mostrei disposição;, conta.
Gôndolas
Além das chances no comércio, os fabricantes abrem vagas para promotores de vendas temporários, que vão atuar, por exemplo, nas gôndolas dos supermercados, entre fevereiro e abril. A Nestlé vai preencher 4 mil postos em todas as capitais. Os interessados devem ficar atentos aos anúncios de abertura de vagas nas agências de emprego das regiões onde residem. A Pandurata, responsável pelas marcas Bauducco, Visconti e Hershey;s, está contratando mil temporários. Os interessados podem se candidatar no link Trabalhe Conosco do site www.bauducco.com.br. (CB)