O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve recuar a partir de março, afirmou nesta terça-feira (8/2) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que em janeiro o índice teve alta de 0,83%, um aumento de 0,20 ponto percentual em relação à taxa de dezembro do ano passado (0,63%).
;O IPCA de janeiro já era esperado um pouco mais forte porque juntou a inflação de commodities [produtos básicos cotados internacionalmente], que está forte no mundo todo, com a pressão de janeiro, que costuma ter uma pressão de transporte e educação;, disse Mantega.
O ministro destacou que sempre em janeiro há internamente esse tipo de pressão de transporte e educação. ;Então, juntaram essas coisas e deram esse 0,83%. Aliás, parecido com janeiro do ano passado, que também foi forte.;
No caso das commodities, que estão em um patamar de preço elevado no mundo, Mantega acredita que haverá uma trajetória descendente ou estável nos próximo meses. ;Isso significa que, nos próximos índices, a tendência é de arrefecer a inflação. Não digo fevereiro, porque ainda tem uma pressão de transporte, mas a partir de março e abril vocês vão ver esse índice diminuindo;.
Ouça trecho da entrevista de Mantega