Economia

Investigação de EUA sobre Toyota não acha falhas eletrônicas em carros

Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 10:15
WASHINGTON - A investigação governamental americana sobre problemas de segurança em veículos da fabricante japonesa Toyota não encontrou falhas eletrônicas relacionadas com informações sobre a aceleração súbita não intencional, informaram altos funcionários na terça-feira.

As provas realizadas, nas quais foram incluídos cientistas da Nasa para comprovar se a aceleração se devia a componentes eletrônicos defeituosos, detectou dois problemas mecânicos.

Os engenheiros da Nasa não acharam "falhas eletrônicas nos veículos Toyota" que pudessem "criar incidentes perigosos de aceleração súbita não itencional", destacou o departamento de Transportes, na conclusão de uma investigação que se prolongou por 10 meses.

Foram analisados 280.000 códigos usados nos veículos Toyota para detectar falhas e examinar se eventuais radiações eletromagnéticas poderiam ter tido algum papel nos incidentes.

Ao contrário, os incidentes - que provocaram o ;recall; de oito milhões de veículos nos Estados Unidos - foram atribuídos a problemas mecânicos, originados em um acelerador que se prende involuntariamente ao tapete no assoalho do veículo.

"O resultado da investigação do Departamento americano de Transportes confirma a confiabilidade de nossos sistemas eletrônicos de controle de aceleração", afirma a Toyota em um comunicado divulgado nesta quarta-feira em Tóquio.

"A partir de agora vamos escutar mais nossos clientes e oferecer veículos não apenas seguros, mas que permitam dirigir com a mente tranquila", completa o texto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação