Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 16:20
Frankfurt - As bolsas Deutsche Börse de Frankfurt e a NYSE Euronext (Paris, Nova York, Bruxelas e Amsterdã) confirmaram nesta quarta-feira (9/2) que as negociações para a fusão dos dois grupos estão avançadas. Caso haja um acerto, a união das duas instituições formará a maior bolsa do mundo.
A Euronext e a Deutsche Börse indicaram em um comunicado que o resultado das discussões estava em aberto.
O novo grupo teria duas sedes, em Frankfurt e em Nova York, e a fusão permitirá economizar 300 milhões de euros anuais (em torno de 410 milhões de dólares), segundo ambos os operadores.
Além disso, seria formada a maior bolsa mundial, completaram.
Os acionistas de Deutsche Börse seriam majoritários, com de 59% a 60% do novo grupo.
Nesta quarta-feira pela manhã, as bolsas de Toronto e Londres, grande competidora da Euronext e da Deutsche Börse, anunciaram sua fusão para criar uma nova bolsa internacional, que pretende capitalizar o interesse mundial por matérias-primas.
A fusão, que foi aprovada por unanimidade pelos respectivos conselhos de administração, criará a maior plataforma mundial de cotação para as empresas especializadas na extração de recursos naturais e produção de energia, segundo um comunicado.
O novo conjunto deve liderar a classificação das Bolsas mundiais no número de empresas cotadas.
A fusão será executada com uma troca de ações, que dará 55% do capital do novo grupo aos atuais acionistas da bolsa britânica e 45% aos do lado canadense.