Economia

Cortes no Orçamento 2011 suspendem nomeações e concursos públicos

postado em 09/02/2011 17:37

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou que estão suspensas todas as nomeações dos aprovados em concursos públicos federais. Informou ainda que o governo não deve permitir novos concursos públicos este ano. As medidas fazem parte do pacote de ajuste dos gastos do governo anunciado na tarde desta quarta-feira (9/2) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Ao explicar a suspensão de contratações, Miriam Belchior disse que as exceções serão analisadas com rigor. "Serão analisados caso a caso. Novas contratações serão olhadas com lupa", disse. O mesmo critério vale para proibição de novos concursos. "Se não vou nomear quem já está aprovado, não vai haver concursos novos", emendou a ministra.

Relatório

A ministra disse ainda que vai solicitar a todos os órgãos públicos federais que estão pleiteando nomeações e concursos um relatório com as justificativas para as novas contratações. A análise será minunciosa. Devem ser liberados apenas os pedidos considerados essenciais.

Com isso, canditados aprovados nas seleções dos ministérios do Turismo, Cidades e Embratur - entre outros pendentes de nomeação - devem esperar um pouco mais para ingressar no serviço público.

A medida alcança todos os poderes. Dessa forma, outros concursos visados pelos concurseiros, como o do Senado Federal, podem ser afetados. Os processos de convocações de candidatos que já foram iniciados não serão interrompidos.

Passageira
Para o diretor do Gran Cursos, professor Wilson Granjeiro, o congelamento dos concursos não deve se estender até o fim do ano. "Devem suspender apenas umas nomeações previstas para o primeiro semestre. Todo ano tem isso, basta surgir alguma crise. Mas não adianta suspender as nomeações por muito tempo, senão a máquina (pública) para. É preciso substituir os terceirizados e os aposentados", justificou.

Segundo ele, a medida não vai prejudicar os candidatos que se preparam para conquistar a tão sonhada vaga na admistração pública. "O concurseiro já tem a mentalidade que não precisa esperar edital para estudar. Alguns tem a mentalidade de torcer para que não saia para ter mais tempo para se preparar", concluiu.

Com informações da Agência Brasil

Saiba mais detalhes da notícia no

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação