Economia

Celta e Prisma ganham novas versões com mudanças estéticas e de acabamento

postado em 10/02/2011 08:52
* enviada especial

Porto Alegre (RS) ; Geralmente, as montadoras implementam mudanças na linha de seus produtos a cada dois anos ou três anos, para manter a competitividade e, por tabela, a boa posição nas vendas. Mas claro que há exceções. Neste caso, especificamente, está o Celta, que segue em 3; lugar no ranking dos carros mais vendidos no Brasil, mesmo com apenas uma reestilização feita em 10 anos de mercado. O sucesso do hatch se deve, principalmente, ao econômico motor 1.0, ao baixo custo de manutenção e ao bom valor de revenda. E foi em nome dessa compra racional ; levando-se em consideração um custo-benefício atraente ; que a GM mexeu no Celta e no Prisma, que chegam com preços a partir de R$ 26.115 e R$ 31.344, respectivamente.

As mudanças que priorizam a estética e o acabamento foram resultado, segundo a GM, de pesquisas feitas com o consumidor. Mas o pequeno retoque dado aos dois compactos ; já como linha 2012 ; reflete também a preocupação da montadora com a chegada dos próximos lançamentos da concorrência que disputa este segmento, aliás, o que mais vende no Brasil.

Para o Celta, a reestilização inclui a nova identidade visual da marca (que passa a fazer parte de todos os modelos da marca), revestimentos mais modernos e atualização do grafismo do painel, além da troca da nomenclatura (Life e Spirit) para LS e LT, redefinindo o nível de acabamento/equipamentos dos modelos de duas e quatro portas. Já o Prisma incorpora porta-objetos maiores, um segundo porta-luvas, além de pequenos elementos estéticos que o deixaram mais elegante. Assim como o hatch, houve a substituição da nomenclatura (Joy e Maxx, para LS e LT).

;Essas mudanças são feitas ao longo de toda a vida do produto. Algumas delas, solicitações dos clientes, outras, observadas durante avaliações;, explica Mônica Azzali, diretora-geral de Qualidade da GM para a América do Sul.

Os motores 1.0 VHCE (77/78cv de potência e 9,5/9,7kgfm de torque a 5.200rpm) e 1.4 Econoflex (95/97cv e 13,2/13,7kgfm a 2.800rpm), seguem os mesmos que equipavam as versões anteriores, tanto no hatch quanto no sedã. A expectativa da GM é comercializar por mês 12.300 unidades do Celta e 3.900 do Prisma, que já estão à venda nas concessionárias da marca.

Emplacamentos
Com 155.180 unidades comercializas em 2010, o Celta fechou o ano na 3; posição dos modelos mais emplacados no Brasil (dados da Fenabrave), atrás do Uno (229.323) e do Gol (293.783). Mas vale lembrar que, no caso dos modelos da Fiat e da VW, a Fenabrave inclui as versões Uno/Mille e Gol Geração 4/Geração 5 na soma total do primeiro e do segundo lugar.

Histórico

2000
; Início da produção do Celta (Complexo Industrial de Gravataí, RS)

2002
; Chegada do motor com 70cv / Lançamento da versão de cinco portas

2003
; Chegada do motor 1.4 Energy

2004
; Lançamento da versão Celta Off-Road

2005
; Chegada do motor Flexpower
; Ampliação do complexo de Gravataí

2006
; Lançamento do Celta 2; geração, com mudanças estéticas e de conteúdo, e início da produção do sedã Prisma 1.4

2009
; Chegada do motor 1.0 VHCE, o mais potente da categoria / lançamento da série especial Celta Energy (kit Energy)

Regularidade nas vendas
; Lançado no fim de 2000, o compacto de duas portas chegou para ser o carro mais barato do país. Não conseguiu desbancar o rival Uno no preço, mas caiu no gosto popular. Em apenas um ano, as linhas de Gravataí produziram 100 mil unidades do Celta, que ganhou logo a versão quatro portas. Depois vieram o motor 1.4, a tecnologia flex e a segunda geração. Tudo isso ajudou o hatch a manter a regularidade nas vendas. Com o Prisma, sedã lançado em 2006, a GM já vendeu 1,5 milhão de unidades, uma das plataformas mais comercializadas pela marca.

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