Agência France-Presse
postado em 11/02/2011 19:01
Nova York - Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira (11/2) em Nova York, depois do anúncio da renúncia do presidente egípcio, Hosni Mubarak, mas se mantiveram em leve alta em Londres, sinal da prudência dos operadores.No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em março fechou em 85,58 dólares, baixa de 1,15 dólar em relação à quinta-feira.
Por outro lado, no IntercontinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento ganhou 56 centavos, a 101,43 dólares.
Os preços orientaram-se para baixo em Nova York "depois da renúncia do presidente Mubarak", explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
"Na Europa, as pessoas esperavam ver como a situação no Egito evoluirá nas próximas semanas", completou o analista, afirmando que o continente está mais exposto ao abastecimento de hidrocarbonetos provenientes do Oriente Médio.
O Egito controla duas rotas estratégicas para o transporte de petróleo dos países do Golfo para a Europa: o canal de Suez e o oleoduto Suez-Mediterrâneo (Sumed).
O presidente egípcio finalmente renunciou nesta sexta-feira, repudiado nas ruas, e entregou o poder ao exército.
"Os incidentes no Oriente Médio não afetam diretamente o mercado americano, afirmou Rich Ilczyszyn, do Lind-Waldock. "A volatilidade é menor" sobre os preços nova-iorquinos "que sobre o Brent".
"O que me preocupa é a possibilidade de propagação" dos incidentes a outros países da região, completou. "Na minha opinião, isso não terminou. A incerteza ainda é grande".