Economia

Governo colombiano não autorizará contatos informais com grupos armados

Agência France-Presse
postado em 14/02/2011 21:58
Bogotá - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, advertiu nesta segunda-feira (14/2) que o governo não autorizará que nenhuma pessoa realize contatos com grupos armados, mesmo com intenções de paz, ao mesmo tempo em que reiterou que não haverá zonas desmilitarizadas para negociações de paz.

"Digo com toda a clareza: o Governo não autorizou ninguém, nem pensa em fazê-lo - que fique claro, ninguém - para que realize nenhum tipo de contatos com grupos à margem da lei", disse Santos.

Segundo o presidente, "cada coisa tem seu momento e este não é o momento para esta discussão, muito menos para lançar propostas especulativas" sobre possíveis contatos ou autorizações dirigidas a contactar grupos ilegais para negociar a paz.

No domingo, em uma entrevista divulgada pelo jornal colombiano El Tiempo, a ex-senadora e mediadora na entrega de vários reféns das FARC Piedad Córdoba pediu autorização a Santos para que possa dialogar com os grupos rebeldes na busca por um processo de paz.

"A única coisa que quero é que o presidente me autorize para poder falar com as guerrilhas. Se fizer isso, garanto que haverá resultados", disse Córdoba.

Para Santos, "não há nada que mais afaste a paz do que estar permanentemente falando sobre ela", e por isso, disse, neste momento "devemos nos concentrar em construir condições de paz e reconciliação".

Em outra parte de seu discurso desta segunda-feira, o presidente colombiano foi enfático ao afirmar que no futuro "não haverá zonas desocupadas para os grupos violentos, nem zonas vedadas para a Força Pública", como estipula a lei da Ordem Pública, cuja vigência foi prorrogada pelo Congresso por mais quatro anos.

Entre outros assuntos, esta lei autoriza o governo a iniciar negociações com grupos armados ilegais.

De acordo com o presidente, qualquer esforço de diálogo ou de paz que seja realizado no futuro não trará consigo as mencionadas zonas nem proibirá a presença da Força Pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação