Economia

Parceria da Caixa com banco comunitário oferecerá microcrédito em Fortaleza

postado em 15/02/2011 13:31
Brasília - A Caixa Econômica Federal e o Instituto Palmas assinaram, nesta terça-feira (15/2), em Fortaleza, contrato para concessão de microcrédito produtivo orientado. O acordo permitirá ao Banco Palmas operar o microcrédito da Caixa. O banco espera atender cerca de 25 mil pessoas. A taxa vai variar de 1,49% a 3,9% ao mês, com prazo de um a 24 meses.

O Banco Palmas é uma iniciativa da Associação de Moradores do Conjunto Palmeira, bairro popular na periferia de Fortaleza que tem 32 mil moradores.

Segundo a Caixa, a parceria começou com a atuação do banco comunitário como correspondente Caixa Aqui. Ao operar como correspondente, o Banco Palmas realiza, com três equipamentos, cerca de 18 mil autenticações por mês, com destaque para os clientes que recebem o benefício do Programa Bolsa Família.

A parceria também desenvolverá ações conjuntas para aprimorar a Coleção Caixa de Educação Financeira ; um conjunto de cartilhas disponível gratuitamente no endereço http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp. O material será utilizado pelo público beneficiário do microcrédito.

A parceria com o Banco Palmas também prevê a coleta biométrica de beneficiários do Programa Bolsa Família residentes na localidade. O processo consiste na coleta das digitais e no uso na autenticação sem a necessidade de memorização e digitação da senha. Essa ação faz parte do projeto piloto de biometria da Caixa que começou em novembro de 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação