Economia

Economia grega vai encolher 3%

postado em 16/02/2011 08:47
A economia da Grécia vai permanecer em recessão pelo terceiro ano seguido em 2011, com queda de pelo menos 3% do Produto Interno Bruto (PIB). O prognóstico foi feito pelo próprio Banco Central do país, em um relatório de política monetária divulgado ontem. As medidas de austeridade fiscal para reduzir o deficit, como os cortes salariais no setor público e no sistema previdenciário e o aumento dos impostos indiretos, têm minado a atividade econômica do país, envolvido em uma crise de dívida.

O PIB da Grécia, de 230 bilhões de euros, contraiu-se 4,2% no ano passado, com desemprego recorde de 13,9% em novembro, segundo projeções do BC grego ;O PIB deve recuar cerca de 3% em 2011, sem descartar uma perda um pouco maior. A recessão está afetando ainda mais o consumo e os investimentos;, afirmou a instituição. Atenas tem adotado medidas de austeridade como condição para receber a ajuda de 110 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Dados divulgados ontem mostraram que o PIB regrediu 1,4% no quarto trimestre de 2010, mais que o esperado, e caiu 6,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

A economia da Zona do Euro encerrou 2010 com um crescimento estável, frustrando expectativas de uma pequena aceleração no ritmo de atividade. Além da contração na Grécia, a retomada prevista no crescimento da região não ocorreu porque as empresas reduziram os estoques na França e a neve prejudicou a construção na Alemanha. A agência de estatísticas Eurostat informou que o PIB da Zona do Euro cresceu apenas 0,3% no quarto trimestre sobre o terceiro, que registrou a mesma taxa de expansão sobre o segundo. Na comparação anual, o PIB cresceu 2% no quarto trimestre, ante 1,9% no terceiro trimestre. Economistas ouvidos pela agência Reuters previam uma alta trimestral de 0,4% e uma expansão anual de 2,1%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação