Economia

Honda anuncia recall de 700.000 veículos

postado em 17/02/2011 09:50
Tóquio - A montadora japonesa Honda anunciou nesta quinta-feira um recall de quase 700.000 veículos, principalmente nos países asiáticos, depois de detectar problemas que podem provocar uma paralisação do motor e dificuldades na partida de certos modelos.

No Japão, 167.883 carros de dois modelos fabricados entre setembro de 2007 e novembro de 2009 serão afetados.

Além disso, 525.000 veículos no exterior, dos modelos Freed, Fit e City, passarão pelo recall.

O problema foi detectado em uma peça defeituosa, que pode provocar a interrupção do motor no momento de aceleração do carro, segundo os documentos transmitidos ao governo japonês.

A Honda registrou 72 casos do problema no Japão, mas nenhum acidente no país ou no exterior, segundo um porta-voz do grupo.

Desde fevereiro de 2010, incluindo o desta quinta-feira, a montadora japonesas convocou recalls por precaução de mais de quatro milhões de veículos por problemas nos faróis, na partida ou no airbag.

No mesmo período, outra montadora japonesa, a Nissan, fez o mesmo com 3,5 milhões de veículos em todo o mundo.

As montadoras japonesas adquiriram o hábito de convocar grande recalls para corrigir problemas mesmo de menor importância, como parte de uma política que busca melhorar a satisfação do cliente.

A tendência ganhou força depois do caso da Toyota, a principal montadora japonesa, que teve que anunciar o recall de nove milhões de automóveis entre setembro de 2009 e fevereiro de 2010 por um problema no pedal de aceleração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação