Economia

Percentual de cheques sem fundos em janeiro tem a menor taxa desde 2005

postado em 17/02/2011 14:20
São Paulo ; A emissão de cheques sem fundos, em janeiro, foi a menor desde 2005 na comparação com igual mês dos anos anteriores. Segundo levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian, 1,7% do total de cheques compensados não tinha fundos, percentual que ficou abaixo do de dezembro, quando havia oscilado em 1,72%, mas superou ligeiramente o resultado de novembro de 2010 (1,68%). Em janeiro do ano passado, a taxa tinha sido de 1,85%.

O resultado de janeiro indica que a cada mil cheques compensados 17 não tinham a provisão necessária na conta do correntista para a quitação do débito. No mês passado, o número de documentos compensados em todo o país atingiu 169,8 milhões dos quais 2,8 milhões foram devolvidos.

Na análise técnica da Serasa, a queda no movimento na comparação com o mesmo período dos anos anteriores é ;reflexo da evolução favorável do mercado de trabalho durante 2010;. Por meio de nota, os economistas da companhia alertaram sobre os riscos de uma tendência de reversão nos meses de fevereiro e março, períodos em que o orçamento familiar fica mais apertado por conta das despesas com impostos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade dos Veículos Automotores (IPVA), além dos gastos na educação.

No ranking nacional, São Paulo foi o estado com a menor taxa de inadimplência de cheques (1,29%). Na outra ponta, o estado de Roraima aparece com o maior percentual (11,38%). Por região, o Norte do país apresenta a maior taxa (3,80%) e o Sudeste, a menor (1,39%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação