Agência France-Presse
postado em 18/02/2011 18:25
NOVA YORK - Os preços do petróleo apagaram seus lucros no fim desta sexta-feira (18/2) em Nova York, em outra sessão agitada pela situação no Oriente Médio, terminando também em queda em Londres.No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em março fechou em 86,20 dólares, em queda de 16 centavos em relação à quinta-feira.
Em leve alta durante a maior parte da sessão, os preços caíram nos últimos minutos de operações.
No IntercontinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em abril perdeu 7 centavos, 102,52 dólares.
"Parece que isso esteve relacionado com a percepção (do mercado) ante a passagem de navios iranianos pelo canal de Suez, o que foi visto como um sinal de estabilização na região", comentou John Kilduff, da Again Capital. "Segundo os detalhes que surgem, isto não foi realmente visto como uma provocação".
De qualquer forma, o mercado se mantém atento à situação no Bahrein, onde o exército disparou sobre os manifestantes, mas o príncipe herdeiro prometeu abrir um diálogo.
"Isto lembra a maneira como as coisas evoluíram no Egito", onde começou um diálogo nacional antes da partida do presidente Hosni Mubarak, lembrou John Kilduff.
Nesta sexta-feira, toda a região foi sacudida por manifestações reprimidas com violência, não apenas no Bahrein, mas também na Líbia e Iêmen. Estão previstas manifestações no Marrocos e na Argélia durante o fim de semana.
"O dia foi agitado", constatou Rich Ilczyszyn, da Lind-Waldock.
Segundo o analista, a volatilidade esteve acentuada pelos ajustes de posição antes do fim de semana, prolongado nos Estados Unidos pelo feriado de segunda-feira.
Este fim de semana também será marcado pela reunião de ministros das Finanças do Grupo dos 20 países desenvolvidos e emergentes, que termina no sábado em Paris, dando aos operadores uma razão adicional para manter a prudência.