postado em 21/02/2011 15:43
Rio de Janeiro - O diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Luiz Pereira, disse nesta segunda-feira (21/2) que o atual cenário internacional, de excessiva liquidez e fluxo de capitais para economias emergentes, requer ;vigilância dos reguladores e cautela dos agentes privados;. A afirmação foi feita durante evento no Rio de Janeiro.Pereira explicou que o excessivo fluxo de capitais pode gerar danos à estabilidade financeira dos países, mas garantiu que o órgão regulador está atento. ;A regulação prudencial aplicada ao sistema financeiro nacional é rigorosa, inclusive em relação à adotada pela maioria dos países. Esse rigor permeia todo o nosso sistema regulatório;, afirmou.
Segundo Pereira, o BC também tem preocupações em relação a uma possível expansão excessiva do crédito no país. O diretor do banco disse que o fluxo de capitais externos vêm propiciando um aumento ;não tão saudável; do crédito. ;Com isso, há o risco de propiciar o surgimento de bolhas e de distorções nos preços de ativos domésticos e, inclusive, na taxa de câmbio;, disse.
Pereira informou que, desde dezembro do ano passado, o BC vem adotando medidas para garantir a ;solvência, solidez e estabilidade; do sistema financeiro nacional. ;No caso do segmento do crédito, identificamos a necessidade apenas de mitigar riscos em algumas modalidade de crédito ao consumo;, disse.